Pular para o conteúdo principal

Ser um exemplo para os outros?

 


Ah, a vida é demasiado grande e eu sou demasiado pequeno para isso. No entanto, como horizonte, talvez não seja de descartar. Principalmente, se restringirmos o âmbito de aplicação. Por exemplo, sempre procurei, como professor e apenas como professor, ser um exemplo para os meus alunos. Mas, claro, porque sou imperfeito, não sei se fui capaz.

Lembro-me de um episódio que, pela sua simplicidade, se tornou numa das poucas vezes em que o consegui. Mas quase por um acaso. Ia de autocarro para a escola, quando ainda havia um vendedor de bilhetes em cada um. Ao aproximar-me do meu destino, apercebi-me que o vendedor não ia chegar ao meu lugar e considerei a hipótese de poder sair sem pagar. Mas tive receio de poder haver algum aluno a ver-me, pelo que me dirigi ao vendedor e comprei o bilhete, após o que logo a seguir saí do autocarro. Ainda estava a orientar-me para me dirigir para escola, quando oiço atrás de mim uma voz de um aluno:

- Então, professor, não queria pagar, hem?

Pude responder-lhe que queria pagar, sim, tanto que me tinha levantado do assento para ir comprar o bilhete. Mas, intimamente, senti que tinha escapado por pouco.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando os pobres votam em quem os vai explorar

 Como entender a tendência dos pobres para votarem nos ricos que vão fazer piorar ainda mais as suas vidas? A síndrome do cão a quem nunca os donos permitem abrigar-se na casa que ele defende com risco da própria vida, ficando sempre a dormir lá fora? Vejamos, há quatro maneiras de o estado arrecadar dinheiro para investir no país: taxar os ricos (incluindo grandes empresas e corporações), cortar nos apoios aos mais pobres, vender tudo o que tem aos que oferecerem mais (aos mais ricos, portanto) e especular. Mais uma vez: havendo alternativas, porque é que as pessoas votam naqueles que optam publicamente por cortar os apoios que recebem? Para mim, isto é um mistério. Às vezes, gostava de estar na cabeça de uma pessoa destas, mas só por no máximo uma hora; mais do que isso e acho que sufocaria. Para perceber. Apenas.

Para quê escrever

Penso mais claramente quando escrevo, mas, principalmente, explico-me melhor. Claro, há várias formas de nos explicarmos e muitas podem ser estéreis ou, pura e simplesmente, ter um alcance reduzido. No entanto, quando, não a explicação, mas o processo de explicar é bom, sinto que estou a destrancar algumas portas pelo menos da minha liberdade. Acrescente-se a isso que, algumas vezes, ao explicar-me melhor, acabo a compreender mais profundamente os outros. E, desse modo, acho que os ajudo a compreenderem-se melhor. Por isso, escrever pode também ser uma das variegadas faces da compaixão em ação.

Escrever vs. ler

Escrever é tentar compreender o mundo e os outros. Escreve-se num movimento duplo: afastando e incorporando. Às vezes, triplo: e esquecendo (porque compreender antecede o saber mas não é o mesmo que saber). Quanto mais claro para nós for o que escrevermos, mais avançados estamos no nosso trabalho de compreender. Já ler é lidar com a tristeza. Parece uma frase construída apenas para obter um efeito fácil e banal – então aqueles que, felizes ou pelo menos alegres, também são leitores? Existirão?, pergunto eu. Anotemos que ler não é o mesmo que ser leitor. Ler, todos lemos. Mas vou admitir que existem. A minha conjetura é que esses leitores contentes e satisfeitos têm, como todos nós, as suas zonas de sombra. Não me refiro, evidentemente, à sombra expansiva que serve para nos refugiarmos e nos refrescarmos do sol insuportável; mas, sim, àquela que, pelo contrário, é bem mais oculta e opressiva. Assim, talvez para todos nós, felizes ou infelizes, ler seja encontrar o lu...