Pular para o conteúdo principal

Indignação proposicional

A indignação proposicional resulta de sermos testemunhas de uma malfeitoria, mas sem um malfeitor específico ou definido por detrás. É um tipo de indignação que coloca sobre a nossa sociedade um dilema de contornos por vezes terríveis.

A ausência de um alvo concreto para esta raiva é particularmente sentida por nós, levando-nos a uma busca frenética e, a maior parte das vezes, não muito refletida, de um culpado, de um responsável.

Assim, a nossa necessidade premente de um culpado, que alivie a nossa angústia e o nosso anseio de lutar contra um inimigo de carne e osso, torna fácil a algum Poder sem escrúpulos fazer-nos acreditar num culpado qualquer. E nós colaboramos quando desligamos o filtro da razão.

Por exemplo, indignamo-nos contra a miséria e é, então, fácil levarem-nos a acreditar que quem causou essa miséria foram e são os emigrantes ou os ciganos ou os negros ou os judeus, por mais fantasiosa que seja esta ligação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando os pobres votam em quem os vai explorar

 Como entender a tendência dos pobres para votarem nos ricos que vão fazer piorar ainda mais as suas vidas? A síndrome do cão a quem nunca os donos permitem abrigar-se na casa que ele defende com risco da própria vida, ficando sempre a dormir lá fora? Vejamos, há quatro maneiras de o estado arrecadar dinheiro para investir no país: taxar os ricos (incluindo grandes empresas e corporações), cortar nos apoios aos mais pobres, vender tudo o que tem aos que oferecerem mais (aos mais ricos, portanto) e especular. Mais uma vez: havendo alternativas, porque é que as pessoas votam naqueles que optam publicamente por cortar os apoios que recebem? Para mim, isto é um mistério. Às vezes, gostava de estar na cabeça de uma pessoa destas, mas só por no máximo uma hora; mais do que isso e acho que sufocaria. Para perceber. Apenas.

Para quê escrever

Penso mais claramente quando escrevo, mas, principalmente, explico-me melhor. Claro, há várias formas de nos explicarmos e muitas podem ser estéreis ou, pura e simplesmente, ter um alcance reduzido. No entanto, quando, não a explicação, mas o processo de explicar é bom, sinto que estou a destrancar algumas portas pelo menos da minha liberdade. Acrescente-se a isso que, algumas vezes, ao explicar-me melhor, acabo a compreender mais profundamente os outros. E, desse modo, acho que os ajudo a compreenderem-se melhor. Por isso, escrever pode também ser uma das variegadas faces da compaixão em ação.

Escrever vs. ler

Escrever é tentar compreender o mundo e os outros. Escreve-se num movimento duplo: afastando e incorporando. Às vezes, triplo: e esquecendo (porque compreender antecede o saber mas não é o mesmo que saber). Quanto mais claro para nós for o que escrevermos, mais avançados estamos no nosso trabalho de compreender. Já ler é lidar com a tristeza. Parece uma frase construída apenas para obter um efeito fácil e banal – então aqueles que, felizes ou pelo menos alegres, também são leitores? Existirão?, pergunto eu. Anotemos que ler não é o mesmo que ser leitor. Ler, todos lemos. Mas vou admitir que existem. A minha conjetura é que esses leitores contentes e satisfeitos têm, como todos nós, as suas zonas de sombra. Não me refiro, evidentemente, à sombra expansiva que serve para nos refugiarmos e nos refrescarmos do sol insuportável; mas, sim, àquela que, pelo contrário, é bem mais oculta e opressiva. Assim, talvez para todos nós, felizes ou infelizes, ler seja encontrar o lu...